A morada das Casas da Horta localiza-se a 8 kms da vila de Alcácer do Sal, uma das cidades mais antigas da Europa, graciosamente alinhada sobre a margem direita do rio Sado, no coração do distrito de Setúbal.
Fundada antes de 1000 a.C. pelos fenícios, foi uma das cidades de porto interior mais importantes do Ocidente peninsular, conhecida pelo fabrico de sal e fornecimento de peixe e cavalos para exportação.
Mais tarde, os árabes invadiram a região, dando-lhe o nome de Qasr Abu Danis, e construindo na cidade uma das fortalezas mais resistentes da Península Ibérica.
Os anos passaram, mas o encanto natural de Alcácer resistiu à passagem dos tempos. A sua beleza é visível em cada recanto, seja contemplada do cimo do castelo, da margem do rio, das vielas estreitas ou da ponte que atravessa o braço curvado do Sado que ali desagua.
Estendendo-se sobre um suave morro, no meio da grande planura alentejana, esta cidade com o nome do Sal, traz na brisa quente velhas lendas de povos antigos, guerreiros e piratas. Quem aqui desagua, vem com a certeza de que se vai perder de encanto.